19 nov Google já consegue enviar apps virtuais para o Android

O Google explora ao máximo as potencialidades que o seu sistema operativo oferece. Procura tirar dele o máximo partido e dar aos utilizadores as melhores e mais úteis características.

Sendo uma empresa virada para as pesquisas na web, lançou agora uma forma completamente diferente de aceder aos conteúdos que pesquisamos. Passamos a receber as aplicações dos sites que queremos e podemos usar de forma virtual, sem as instalarmos.

Este novo conceito do Google não é novo e resulta da compra da Agawi, feita pela empresa há alguns meses. Mas a verdade é que a sua implementação no Android abre novas portas e novas potencialidades, até há pouco impossíveis de realizar.

Com a crescente transposição da web para os dispositivos móveis, importa dar aos utilizadores as ferramentas necessárias e foi isso que o Google agora anunciou.

De forma simples e sempre que forem feitas pesquisas, os resultados vão dar primazia a quem tem aplicações móveis disponíveis. Mas a mudança é ainda maior com o Google a conseguir transpor para os dispositivos as aplicações, de forma temporária, dando acesso aos utilizadores às mesmas.

Na prática o que acontece é uma instalação temporária dessas mesmas aplicações, para que o utilizador faça uso delas, sem que tenha de as ter permanentemente no seu Android.

Esta funcionalidade será usada nos casos em que os conteúdos disponíveis nas aplicações sejam mais ricos e mais úteis que as versões web dessas aplicações.

 

google_apps_02

 

No exemplo apresentado e que pode ser visto na imagem acima, a aplicação HotelTonight é pesquisada e como o conteúdo da aplicação é mais rico e mais completo, a opção do Google é fazer stream da aplicação para o Android e o utilizador faz uso dela de forma temporária, neste caso para marcar um quarto, o que não pode fazer no site.

A qualquer momento o utilizador pode optar por instalar de forma permamente a aplicação, bastando para isso carregar no botão que vai estar presente. Também para melhor identificar estas aplicações estará sempre presente uma indicação visual de que esta é uma aplicação que está a ser streamed.

Ainda demorará algum tempo até que esta funcionalidade seja alargada, mas pode ser já testada em algumas aplicações (HotelTonight, Chimani, Daily Horoscope e New York MTA Subway Map), com as quais o Google está a fazer os primeiros testes públicos.

Para já são apenas os primeiros testes de uma tecnologia que vai com certeza mudar o Android e a forma como as aplicações nele se integram. É também uma forma diferente de dar aos utilizadores os resultados das pesquisas, permitindo o acesso à melhor e mais completa informação e capacidades.

 

Fonte: pplware

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.