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31 ago A importância do Facebook para o seu negócio

Sua empresa não está no Facebook? Pois saiba que você pode estar perdendo dinheiro com isso! Veja algumas dicas para colocar seu negócio no Facebook.


Ter uma empresa – ou um pequeno negócio – e não ter qualquer presença online em pleno século XXI é uma desvantagem competitiva enorme frente aos seus concorrentes. Segundo pesquisas, o Facebook no Brasil em janeiro de 2014 atingiu mais de 68% de participação de visitas, e o tempo médio de permanência na rede quase chegou a 17 minutos. Outros dados revelados pela rede social mostram que há mais de 25 milhões de pequenas empresas criando suas fanpages para se aproximar do seus potenciais clientes. Você está nessas estatísticas? Se a resposta for “Não”, é melhor começar uma mudança de posicionamento o quanto antes, porque seus clientes podem estar lá só esperando por você.

A Agência Mestre fez um post bacana sobre isso e nele listou 5 perguntas que você deve fazer antes de entrar no mundo dos anúncios do Facebook. Essas perguntas são uma maneira de você conhecer os aspectos principais do seu negócio para direcionar melhor suas campanhas.

5 perguntas para se fazer antes de anunciar no Facebook

Para definir público:
Quem são seus clientes? Onde e quando eles costumam comprar?

Para definir posicionamento da marca:
Como os clientes devem se sentir em relação ao seu produto?

Para definir seu diferencial:
O que seu negócio tem que os outros não têm?

Para definir estratégia:
O que você faz hoje que atrai seus clientes?

Para definir objetivo:
O que você espera do Facebook?

7 erros que as empresas devem evitar no Facebook

1- Falta de planejamento
Lembra das 5 dicas que estavam ali em cima? É com elas que você vai começar a planejar as estratégias para a sua empresa. Não basta apenas você criar uma conta e publicar qualquer coisa. É preciso planejar e ver o que é melhor para o seu tipo de negócio e seus clientes.

2- Utilizar perfil ao invés de página
Esse erro é muito comum e cometido frequentemente. Você precisa entender que perfis representam usuários e páginas representam negócios, então a sua empresa precisa criar o que? Uma página!

O Facebook não vê com bons olhos as empresas que criam perfis ao invés de páginas, e quando vejo algo desse tipo eu não penso duas vezes antes de denunciá-la para o tio Mark.

3- Anunciar apenas promoções
Promoções são legais, mas seus clientes não esperam ver somente esse tipo de conteúdo. O ideal é colocar curiosidades, benefícios, vídeos, imagens, artigos interessantes e uma gama maior de conteúdo.

4- Não se preocupar com a aparência
Da mesma forma que você julga uma pessoa pela maneira como ela está vestida, com sua página não é diferente. Se você acessa uma página que não se preocupa com a aparência o primeiro pensamento que vem à cabeça é que ela também não oferece um bom serviço. Claro que é errado esse pré-conceito, mas não dá para fingir que ele não acontece em 99,9% do casos.

5- Demorar para responder as mensagens
Imagina que você vai a um restaurante e espera pacientemente o garçom atendê-lo depois de quase 40 minutos de espera. Você não reclama, até porque você é um cara paciente, mas também nunca mais volta ao local. É isso que acontece se você não responde seus clientes rapidamente! Na Internet tudo é imediato, tudo é pra ontem.

6- Desrespeitar os clientes
Nem preciso comentar que esse tipo de coisa é totalmente desnecessário, certo? Coloque-se no lugar do seu cliente e imagine como seria ótimo ser ofendido pela empresa que o está atendendo. Mesmo que a situação seja tensa e você tenha vontade de chutar seu cliente o mais forte possível, mantenha a calma e seja profissional.

E não desconte seus problemas externos nos clientes. Eles não precisam levar a culpa por você ter batido o carro, ter brigado com a mulher ou ter tido um péssimo dia no trabalho.

7- Abandonar a página
A partir do momento que você decidiu estar presente no Facebook, você precisa, de fato, estar. Criar uma página, alimentá-la por um tempo e depois abandoná-la é a mesma coisa que tratar o cliente bem nas suas duas primeiras compras e deixá-lo no vácuo na terceira vez que ele voltar à sua loja.

Conclusão

Não dá para negar que o Facebook é uma ótima maneira de alavancar seu negócio e estar em contato direto com seus clientes. Mas é necessário que sua presença online seja feita de forma profissional e bem planejada, por isso, recomendo muito MESMO que você se especialize antes de colocar sua empresa no Facebook.

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